O Que É Cidadania Digital?
Olá Gigllies!
Já algum de vocês ouviu falar sobre cidadania digital? A globalização e o desenvolvimento acelerado das novas tecnologias produziram profundas transformações na nossa sociedade, mudando a nossa forma de viver, como também os nossos códigos de ética e de conduta. Diante da importância do tema, irei explicar-vos o que é a cidadania digital, assim como os seus nove domínios.
A cidadania digital pode ser definida como as normas do comportamento adequado e responsável no uso das novas tecnologias. Ou seja , é a utilização da tecnologia de forma responsável e ética; ter uma reputação digital positiva; refletir como usar as redes sociais e ferramentas digitais e tomar cuidado com os riscos da internet. Desta forma, conseguimos formar cidadãos mais responsáveis e conscientes , prevenindo o "cyberbullying" que afeta cada vez mais os jovens tendo em conta que pertencem à faixa etária que mais está exposta às novas tecnologias e protegendo assim, as pessoas da ultra exposição online.
A prática da cidadania digital requer a atuação de nove fatores ,que em conjunto, possibilitam ao individuo usufruir plena e legalmente de todos os benefícios proporcionados pelas as novas tecnologias. Esses elementos são: acesso digital; comunicação digital; literacia digital; etiqueta digital; comércio digital; lei digital; direito e responsabilidade digital; saúde e bem-estar digital e segurança digital.
Acesso digital: é a participação eletrónica plena na sociedade. Os utilizadores da tecnologia precisam estar conscientes e apoiar o acesso eletrónico para todos criando assim, os fundamentos para a cidadania digital. Para sermos cidadãos exemplares precisamos estar comprometidos com a igualdade de acesso digital.
Comunicação digital: é a troca eletrónica de informação. O alargamento das opções de comunicações digitais permitiu que as pessoas se contactassem em qualquer hora constantemente .
Literacia digital: é o processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia.
Etiqueta digital: são normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital.
Comércio digital: é a compra e venda de bens eletrónicos. Compras legitimas e legais estão a ocorrer, mas o comprador e vendedor têm de estar conscientes dos problemas associados. Os utilizadores têm de aprender a serem consumidores eficazes numa nova economia digital.
Lei digital: é a responsabilidade eletrónica sobre obras e ações. A lei digital trata da ética da tecnologia na sociedade.
Direito e responsabilidade digital: é o conjunto de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão…
Saúde e bem - estar digital: consiste em desenvolver um relacionamento saudável com a tecnologia ,para que possamos aproveitar de todos os seus benefícios, ao mesmo tempo manter o controle.
Segurança digital: diz respeito às precauções necessárias para a garantia de proteção de dados.
Concluindo, é necessário e fundamental que todos nós cumprimos a prática da cidadania digital, para que possamos obter uma melhor experiencia segura e responsável online.
Desejo que tenham gostado desta publicação, como também espero ter esclarecido de que se trata a cidadania digital. Gigllies, não se esqueçam de subscrever e de comentar! Se não faço-vos Mau-olhado! Adeus e até á próxima 💜.
webgrafia: https://stefanini.com/pt-br/trends/artigos/cidadania-digital
https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/saude-e-bem-estar
https://www.docusign.com.br/blog/cidadania-digital
Comentários
Enviar um comentário